Praia Grande tem bom desempenho nos anos iniciais e finais na avaliação do IDEB
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Alunos dos anos iniciais e finais tiveram melhor desempenho do que estudantes de outros municípios


A rede municipal de ensino de Praia Grande atingiu as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).Foi o melhor desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) entre as cidades da Baixada Santista. o Ministério da Educação (MEC) divulgou as notas do Ideb relativas à 2019.

Praia Grande garantiu as notas mais altas entre os noves municípios da Baixada Santista ao atingir as marcas de 6,6 para Anos Iniciais e 5,5 para Anos Finais, ambos do Ensino Fundamental.

O desempenho apresentado pelos alunos dos Anos Iniciais foi superior a meta estabelecida pelo MEC para 2021. Com a nota de 6,6, o Município ficou 0,2 acima da meta prevista para a próxima edição do Ideb que será de 6,4. Comparando a performance dos estudantes praia-grandenses com as notas relacionadas à prova anterior novo resultado satisfatório. Em 2017, Praia Grande atingiu a marca de 6,4, uma evolução de 0,2 para 2019.

Na comparação com as demais cidades da Baixada Santista, Praia Grande garante a nota mais alta com 6,6 para anos iniciais. Bertioga apresenta o segundo melhor desempenho ao alcançar a marca de 6,5 pontos, ficando 0,7 acima da meta que era de 5,8. Logo após vem Itanhaém com o resultado de 6,2, 0,1 a mais do que o determinado como meta pelo MEC.

Nos anos finais, Praia Grande novamente ficou com a melhor marca entre as cidades da Baixada Santista, com a nota de 5,5. Logo após, Itanhaém e Guarujá apresentaram a marca de 5,4. Entretanto, mesmo com evolução, a Cidade ficou 0,4 pontos abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Educação para esse segmento, que era de 5,9.

IDEB

O IDEB é o principal indicador utilizado pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para avaliação da qualidade da Educação no País. Criado em 2007, baseado em uma escala que vai de zero a dez, sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e
Matemática.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e média de desempenho nas avaliações do Inep, Saeb e Prova Brasil. A série histórica de resultados do IDEB se iniciou em 2005, a partir de quando foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação.

A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb igual a 6,0 em 2022.

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