O Plano o Municipal de Vacinaçã o contra a Covid-19 já está finalizado em Praia Grande  e aguarda apenas a chegada das doses para iniciar a imunização. A Cidade contará, inicialmente, com oito polos que atenderão o público-alvo da primeira fase da Campanha.

Leia também

O atendimento será de segunda a sábado, das 9 às 16 horas. Ainda não há previsão de chegada das doses e a data de início será divulgada após orientação dos governos Federal e Estadual.


  • Polo 1. Conviver São Jorge (Rua João Batista de Siqueira, nº 130, Bairro Antártica) – atenderá os cadastrados nas Usafas Tude Bastos, Guaramar, Vila Sônia, Antártica e São Jorge;
  • Polo 2. Conviver Samambaia (Av. Pau Brasil, esq. Rua Itiberê da Cunha, Bairro Samambaia) – atenderá os cadastrados nas Usafas Rio branco, Esmeralda, Ribeirópolis, Melvi e Samambaia;
  • Polo 3. PIC Quietude (Rua Milton Daniels, s/ nº, Bairro Quietude) - atenderá os cadastrados nas Usafas Aloha, Mirim II, Anhanguera, Santa Marina, Tupiry, Vila Alice e Quietude;
  • Polo 4. PIC Real (Avenida Presidente Kennedy, nº 17.483, Bairro Real) - atenderá os cadastrados nas Usafas Maracanã, Mirim I (Av.Sindicatos), Caiçara, Princesa, Solemar e Real;
  • Polo 5. Conviver Guilhermina (Rua Praia dos Sonhos, nº 245, Bairro Guilhermina);
  • Polo 6. Conviver Boqueirão (Av Pres. Castelo Branco, esq. R. Pernambuco, Bairro Boqueirão);
  • Polo 7. Conviver Tupi (Rua Xavantes, nº 51, Bairro Tupi);

Polo 8. Conviver Ocian (Av. Presidente Castelo Branco, esq. Av. Vicente de Carvalho) – Os quatro polos atenderão os cadastrados nas Usafas Aviação, Forte, Boqueirão, Tupi, Ocian, Noemia, Guilhermina;

Público-alvo

O primeiro grupo a ser vacinado é composto por profissionais de saúde e povos indígenas. Cerca de 8 mil profissionais de saúde públicos e privados serão vacinados em seus próprios locais de trabalho. Os indígenas também serão vacinados nas aldeias através de uma equipe da Vigilância em Saúde do Município.

Na semana seguinte entra o segundo grupo: os maiores de 75 anos, na sequência o terceiro grupo: os maiores de 70. Logo na semana seguinte, entra o quarto grupo: maiores de 65 anos e, na sequência, o quinto grupo: maiores de 60 anos. A precisão é de que cerca de 80 mil pessoas recebam a dose na Cidade nesta primeira fase.

“Essa sequência pode mudar, a Cidade aguarda as orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado”, explica o secretário de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Os idosos acamados que já estão cadastrados nas Usafas receberão a vacina em suas residências, bem como os que estão em instituição de longa permanência. Aqueles que ainda não estão cadastrados, basta um parente ou amigo ir até a Unidade mais próxima com os documentos pessoais e comprovante de residência.

Além dos profissionais da própria Sesap, cerca de 200 alunos das Escolas Técnicas de Praia Grande El Shaday e Biotec já estão confirmados e juntamente com seus professores e supervisores da Sesap, vão realizar a aplicação da vacina.

“São alunos que já estão preparados para atuar e necessitam cumprir suas horas de estágio para se formar, em contrapartida, o município necessita nesse momento de todo o apoio possível, portanto a parceira será muito boa para todos. É importante lembrar que eles sempre estarão supervisionados por nossos profissionais de saúde”, explica a diretora do Departamento de
Vigilância em Saúde, Bruna Renó.

As universidades da região Fals, São Judas, Unimes, Unisantos e Unaerp também já confirmaram participação e devem enviar a quantidade de alunos e horários de disponíveis nos próximos dias.

Contratação

De acordo com a Sesap, cerca de 50 profissionais serão contratados temporariamente através de um chamamento que terá como base o concurso público ativo no município. “Profissionais de enfermagem serão chamados para contrato temporário, sem prejuízo de sua colocação para futura convocação”, explica o secretário.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!