Gavião foi encaminhado para a Aiuká, uma organização ligada ao Meio Ambiente e que é parceira da Guarda Civil Municipal
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Gavião foi encaminhado para a Aiuká, uma organização ligada ao Meio Ambiente e que é parceira da Guarda Civil Municipal


Um gavião da espécie Asa de Telha foi resgatado em uma residência no Bairro Tupi, em Praia Grande, por uma equipe da Guarda Ambiental. A ave não aparentava ter ferimentos e passará por atendimento médico e reabilitação, caso seja necessário, antes de ser devolvida ao habitat natural.

Leia também

Uma equipe do grupamento foi acionada no início da manhã até uma residência no Bairro Tupi, onde o morador teria encontrado a ave acuada na área de sua casa. De acordo com o inspetor do Setor, Fábio Marques, o homem percebeu que ela não estava voando e acionou a GCM. “Quando chegamos, o morador havia acondicionado o gavião em uma caixa de transporte de animais. Mas lembramos que, nestas situações, o ideal é não manusear o animal até que uma equipe preparada para este tipo de resgate chegue, evitando que eventualmente ocorra alguma reação do animal”.

Marques explicou que a equipe constatou que o gavião não apresentava ferimentos graves e estava apenas atordoado. “Provavelmente, se chocou em alguma estrutura próximo da casa e acabou pousando ali”. O caso aconteceu nesta quinta-feira (08).

O gavião foi encaminhado para a Aiuká, uma organização ligada ao Meio Ambiente e que é parceira da Guarda Civil Municipal de Praia Grande. Lá, deverá passar por avaliação médica, permanecer em observação e passar por reabilitação, se for o caso. Assim que estiver recuperada, deverá ser solta no Parque Estadual Serra do Mar, local de incidência dessa espécie, segundo o inspetor.

Este foi o resgate de animais silvestres de número 142 realizado pela Guarda Ambiental este ano. Desde que o setor foi criado, em 2009, já foram atendidos 2.981 animais das mais variadas espécies.

Atuação

A Guarda Ambiental faz parte do Setor Ambiental (Sepam), que engloba ainda o grupamento de Guarda Costeira. O Sepam completou onze anos de atividades em 2020 e desenvolve importante trabalho na Cidade. Além do material humano altamente capacitado para atuar na área ambiental, a tecnologia também tem sido um forte aliado do setor, inclusive com a utilização de drones.

Denúncias sobre desmatamento de áreas ou descarte irregular de resíduos da construção civil e acionamento para resgate de animais silvestres podem ser feitas pelos telefones 199 e 153.

O animal foi resgatado nesta quinta-feira pela equipe ambiental da prefeitura
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
O animal foi resgatado nesta quinta-feira pela equipe ambiental da prefeitura



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!