Faixas elevadas auxiliam na travessia segura de pedestres em Praia Grande

As construções de quatro destas unidades foram finalizadas em novembro e aconteceram em parceria entre a Setran e o Programa Respeito à Vida, do Governo do Estado; outras duas dentro da remodelação da orla, no Bairro Boqueirão e duas dentro da remodelação de avenidas no Canto do Forte.

Foto: Jairo Marques/ Prefeitura de Praia Grande
Além de garantir mais segurança aospedestres os equipamentos ampliam ainda a acessibilidade em diversospontos da Cidade.


A cidade de Praia Grande conta com oito novos pontos de faixas elevadas de travessia (trechos da via onde a pista de rolamento dos veículos fica no nível da calçada, funcionando como faixa de pedestres). Atualmente, a Cidade conta com 28 equipamentos, espalhados por diversos bairros.

Leia também

As construções de quatro destas unidades foram finalizadas em novembro e aconteceram em parceria entre a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e o Programa Respeito à Vida, do Governo do Estado; outras duas dentro da remodelação da orla, no Bairro Boqueirão; e, por fim, outras duas dentro da remodelação das Avenidas Paris e Marechal Mallet, no Canto do Forte. 

Os locais que receberam as faixas elevadas foram: Avenida Presidente Castelo Branco com Rua Xavantes, Bairro Tupi; Avenida Presidente Castelo Branco, na altura da Rua 23 de maio, Bairro Mirim; Avenida Presidente Castelo Branco com Rua Samuel Augusto Leão de Moura, Bairro Caiçara; Avenida Diamantino Cruz Ferreira Mourão, entre as Ruas Ana Pereira de França e Zélia Giglioli Galves, Bairro Esmeralda; duas na Avenida Presidente Castelo Branco, altura da Avenida Presidente Costa e Silva e Rua Roberto Shoji, Bairro Boqueirão; e duas na Avenida Marechal Mallet, na
altura da Avenida Paris, Bairro Canto do Forte.

Os entornos de todos estes locais receberam sinalização viária específica, informando a existência das faixas. Além de garantir mais segurança aos pedestres os equipamentos ampliam ainda a acessibilidade em diversos pontos da Cidade.

As primeiras faixas elevadas de Praia Grande foram instaladas em 2015 depois da remodelação da rotatória da Avenida Presidente Kennedy, no Bairro Aviação; e em 2017 foram instalados os primeiros equipamentos em parceria com o Programa Respeito à Vida (na época chamado de Movimento Paulista de Segurança no Trânsito).

Para a diretora da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego da Setran, Michele Rezende de Mesquita, a intenção é diminuir não somente o número de ocorrências na Cidade, mas também suas gravidades, diminuindo mortes no trânsito. “As faixas elevadas são importantes dispositivos redutores de velocidade. Com os equipamentos, os motoristas têm que praticamente reduzir por completo seus veículos, ou parar totalmente caso tenham pedestres no local”.