A prefeita eleita de Praia Grande Raquel Chini (PSDB) anunciou o nome de cinco secretários que farão parte da nova gestão da cidade entre 2021 e 2024. Entre os anunciados, três são mulheres. Chini venceu Danilo Morgado (PSL) em segundo turno e será a primeira prefeita a comandar a cidade .
Leia também
Para a pasta da Administração Pública a escolhida foi a advogada Rosely Tamasiro. Já para a Secretaria de Cultura e Turismo o cargo será do jornalista Mauricio Petiz. A Secretaria de Obras seguirá no comando da engenheira civil Eloisa Ojea.
A secretária de Planejamento da Prefeitura de Praia Grande, a partir de 2021, será Eliana Cristina Jerônimo Ferreira. Já Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho Vicente, deixará a secretaria de Cultura e Turismo e será o secretário chefe de Gabinete a partir de 2021.
Confira o currículo de todos os secretários anunciados pela prefeita eleita Raquel Chini
Rosely Tamasiro
Formada em direito pela Universidade Católica de Santos (Unisantos), em 1993, Rosely ingressou na Prefeitura de Praia Grande em 1988 como auxiliar de escrita na Secretaria de Administração Pública, foi nomeada em 1994 para exercer o cargo de Assessor Jurídico do Departamento de Licitações da Secretaria de Administração permanecendo até 2011, atuando também como membro da Comissão de Cadastramento de Fornecedores e Membro da Comissão de Preços.
Foi também coordenadora de Licitações, presidente da Comissão Permanente de Licitações de Compras de Materiais e Contratação de Serviços a partir de 09 de Abril de 2001, permanecendo até 01 de Abril de 2014, quando ocupou o cargo de pregoeira e em seguida de Chefe do Departamento de Licitações, até 2014, mesmo ano em que foi convidada a ser Subsecretária de Gestão de Meios da Secretaria de Administração, cargo que ocupa atualmente.
Mauricio Petiz
Graduado em comunicação social – jornalismo- pela Universidade Paulista (Unip), Maurício Petiz atuou de 2007 a 2009 na câmara dos deputados como - chefe de gabinete do deputado Clodovil Hernandes. Foi Secretário de Cultura e Turismo de Ubatuba no período de maio de 2009 a dezembro de 2012 e Coordenador de turismo na Secretaria de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, de 2013 a 2018, atuando como coordenador da Câmara Temática de Turismo no CONDESB (Conselho Metropolitano da Baixada Santista. Ainda foi um dos responsáveis pela criação, adequação e aperfeiçoamento dos programas Caminha SP, Roda SP, Sabor SP, Descubra SP, Melhor Viagem SP e Turismo do Saber.
Em 2018 e 2019, foi secretário particular do governador na Casa Civil; e em 2020 foi convidado a ocupar a subsecretaria de Turismo na Prefeitura de Praia Grande, destacando-se na reorganização e retomada das feiras de artesanato fixas e itinerante, atuação no processo da Lei Aldir Blanc, coordenação da revisão do Plano Diretor de Turismo; além de promover a interlocução nos programas ofertados pelo Governo do Estado e Câmaras temáticas de Cultura e Turismo no Condesb.
Eloisa Ojea Gomes Tavares
Casada, mãe de um filho, assumiu a Secretaria de Obras Públicas de Praia Grande nos períodos de 2013 a 2016 e 2017 a 2020. Eloisa é formada pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (UniSanta), trabalhou como profissional liberal no período de julho de 1987 a dezembro de 1992.
Foi engenheira na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) de janeiro a dezembro de 1993. Em fevereiro de 1994, iniciou sua trajetória profissional na Prefeitura de Praia Grande, sempre envolvida em atividades das estruturas administrativas de obras públicas.
Exerceu o cargo de chefia da Seção de Orçamento de Obras Públicas de 1994 até 1996, e um ano depois passou a chefe da Divisão de Orçamento de Obras Públicas onde ficou até o ano de 2000. Depois, exerceu a função de assistente da Secretaria de Obras Públicas de 2003 até 2004. Em 2005 passou a exercer a função de secretária executiva de Obras Públicas, até 2012, quando em 2013 assumiu como titular da Secretaria de Obras Públicas, cargo em que permanece até hoje.
Eliana Cristina Jerônimo Ferreira
Casada, uma filha, três enteados e um neto, é arquiteta concursada, iniciando sua trajetória na Prefeitura de Praia Grande em 1999. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos, com curso de extensão em Geoprocessamento pelo GAESI/USP; tem curso de extensão em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela FATEC-BS.
É responsável pelo Departamento de Planejamento e Gestão desde 2011, e entre os principais trabalhos realizados estão a elaboração e acompanhamento da implantação do Plano Diretor do Município, elaboração do primeiro plano de saneamento de Praia Grande, elaboração do plano municipal de mobilidade urbana, acompanhamento dos planos setoriais das secretarias, desenvolvimento da central de mapas, dados e estatísticas, e geoprocessamento.
É coordenadora da Câmara Temática de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do CONDESB (Conselho Metropolitano da Baixada Santista), onde coordenou os trabalhos de elaboração do Plano De Desenvolvimento Urbano Integrado da Baixada Santista, que aguarda a aprovação do Governo do Estado.
Entre 2005 e 2009 atuou na iniciativa privada coordenando e executando projetos arquitetônicos do setor corporativo como implantação de lojas de varejo em todo o Brasil, ente elas Lojas Americanas e C&A, desenvolveu também o projeto CENPES PETROBRAS na Ilha do Fundão no Rio de Janeiro e diversos projetos no setor industrial; retornando em 2009 para a Secretaria de Planejamento.
Dinho Vicente
Formado em Administração de Empresas, empresário, casado, pai de 3 filhos, foi vereador secretário e vice-presidente da Câmara entre 2009 e 2012, além de presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo.
Com ampla experiência na Administração Municipal, ingressou na Prefeitura em 1999.
Atuou na Secretaria da Educação por seis anos; no Gabinete do Prefeito e como coordenador de Ação e Cidadania. Foi também Secretário de Administração e responsável pela secretaria de Planejamento.
Desde 2014 ocupa a Secretaria de Cultura e Turismo, com destaque, entre outras ações que impulsionaram ainda mais os setores na Cidade, na retomada do Show de Verão, implantação do Estação Inverno, a elaboração dos Planos diretor de Turismo e Municipal de Cultura, valorizando os artistas da Cidade e fazendo com que Praia Grande figurasse entre os principais destinos turísticos do País.