Guarda Civil Municipal detém homens com réplica de arma em Praia Grande

As equipes da GCM estavam em patrulhamento pelo Bairro Maracanã quando receberam uma informação de que dois rapazes estariam tentando praticar roubos pelas imediações da Avenida Roberto de Almeida Vinhas.

Dois rapazes foram detidos após tentar dispensar uma réplica de arma com a qual praticariam roubos em Praia Grande durante um trabalho integrado entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e os operadores do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) . Se não fossem as câmeras de monitoramento, talvez a réplica não tivesse sido localizada e os roubos tivessem ocorrido.

Leia também

As equipes da GCM estavam em patrulhamento pelo Bairro Maracanã quando receberam uma informação de que dois rapazes estariam tentando praticar roubos pelas imediações da Avenida Roberto de Almeida Vinhas. Com as características dos suspeitos, a equipe foi até o local e logo identificou os suspeitos subindo a passarela em direção ao Bairro Esmeralda.

Os dois foram abordados e revistados, mas nada de irregular foi encontrado a princípio. Porém, os operadores do Cicoe acompanhavam a ocorrência pelas câmeras e informaram que um dos rapazes parecia ter dispensado algum objeto assim que percebeu a aproximação da viatura. É importante lembrar que a Cidade conta com quase 3 mil câmeras espalhadas em pontos estratégicos.

Em buscas pelo local, os guardas conseguiram encontrar um simulacro (réplica) de uma pistola semelhante à marca Glock (9mm) e os dois suspeitos acabaram admitindo que pretendiam utilizar a réplica para praticar roubos. Com um deles havia também um celular, que foi pesquisado e constatado estar com o MEI bloqueado.

Diante das circunstâncias, os guardas encaminharam a ocorrência ao 1º DP onde o caso foi registrado como apreensão de objeto. Os dois rapazes foram
liberados pela autoridade policial.

Atuação - A Guarda Civil Municipal de Praia Grande tem importante papel na estrutura de Segurança Pública da Cidade, sendo considerada referência na região. A corporação conta atualmente com 400 integrantes, entre homens e mulheres, totalmente preparados para atuar nas ruas da Cidade tanto no patrulhamento preventivo quanto ostensivo.

Já o Cicoe foi inaugurado em 2002 e em 2015 passou por uma significativa reforma e ampliação. O local funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município e também com a Polícia Civil. Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição.