Terceirização de serviços acompanha o “boom” do mercado imobiliário

Com a venda de imóveis em alta no país, cresce também a contratação de serviços terceirizados para portaria e limpeza desses novos espaços.

Foto: Divulgação
Com a venda de imóveis em alta no país, cresce também a contratação de serviços terceirizados para portaria e limpeza desses novos espaços


Nem mesmo a pandemia foi capaz de frear o “boom” do mercado imobiliário . Em alta desde 2019 , seu crescimento está atrelado às baixas na taxa básica de juros Selic e ao comportamento das pessoas, que mudou drasticamente com o isolamento social. De acordo com estudos do Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias (Secovi-SP), foi vendido nas cidades de  Praia Grande, Santos, Guarujá e São Vicente um volume 64,1% superior de residenciais novos entre julho de 2019 e junho de 2020, em relação ao mesmo período anterior.

Leia também

O setor aquecido impacta diretamente os demais segmentos ligados a essa atividade, movimentando a economia e gerando empregos. É o caso da terceirização de serviços, que fornece mão de obra qualificada para atuar em portaria, limpeza e zeladoria em condomínios residenciais. “Em 2020, mesmo diante da crise gerada pela pandemia, tivemos um incremento de 2% no nosso quadro de funcionários e em 2021, até o fechamento de maio, ou seja, período menor que a metade do ano passado, aumentamos o nosso quadro em mais 4%, o que mostra uma tendência de evolução nessa área”, destaca José Renato Quaresma, diretor da Embraps, empresa especializada em mão de obra terceirizada.


O combate à COVID-19 é considerado o fator decisivo para essa evolução, obrigando condomínios a manterem seus ambientes desinfectados de forma correta e segura. “A pandemia mostrou que limpeza não é um serviço de luxo e sim um serviço essencial. A população está mais preocupada e rigorosa quanto a qualidade e a periodicidade na higienização, principalmente nos locais de uso comum e de grande passagem de pessoas, como elevadores, botoeiras e áreas externas”, explica Quaresma.


Segundo o executivo essa tendência de crescimento deve continuar nos próximos anos, com uma busca cada vez maior por mão de obra treinada e qualificada, somada a novos produtos e tecnologia. "É uma exigência ter profissionais bem treinados para atender condomínios e empresas, além de produtos de alta qualidade”, salienta.


Atualmente, de acordo com a pesquisa “Mercado de limpeza profissional no Brasil”, elaborada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com a Synapse Business Consulting, a pedido da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), o setor de limpeza profissional movimenta aproximadamente R$ 100 bilhões ao ano.