Suspeito de roubo é capturado com auxílio do sistema de monitoramento

Uma funcionária chegava de bicicleta em uma escola quando três homens a abordaram. Um deles a ameaçou a funcionária, levando a bicicleta e sua bolsa.

Graças ao sistema de monitoramento de Praia Grande, um homem foi preso poucos minutos após efetuar um assalto na porta de uma unidade de ensino da Cidade. Câmeras, alarmes e integração entre as polícias e a Guarda Civil Municipal são fundamentais na pronta resposta à criminalidade.

Uma funcionária chegava de bicicleta na unidade, no Bairro Ribeirópolis, quando três homens a abordaram. Um deles a ameaçou a funcionária, levando a bicicleta e sua bolsa, com ajuda de um dos comparsas. Caso aconteceu na última terça-feira (12).

Porém, um dos alarmes da unidade disparou no Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) e imediatamente os operadores do local passaram a monitorar a unidade, conseguindo acompanhar a direção que os bandidos tomaram na fuga.

Equipes da GCM e da Polícia Militar foram acionadas e passaram também a percorrer as imediações. Quando um dos acusados tentava acessar a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, foi surpreendido por uma equipe da Polícia Rodoviária. O homem fez menção de que sacaria a arma e um dos policiais efetuou um disparo em legítima defesa, atingindo a perna do suspeito.

Ele foi detido e levado para o Hospital Irmã Dulce para receber atendimento médico, sendo posteriormente conduzido ao 1º DP onde o caso foi registrado. Com o suspeito foi encontrada uma réplica de um revólver.

A bicicleta e a bolsa da vítima foram recuperadas e ninguém da escola se feriu, apesar do susto.

Para o secretário de Assuntos de Segurança do Município, Maurício Vieira Izumi, o sistema de segurança foi fundamental para o desfecho da ocorrência. “Tanto o alarme quanto as câmeras da unidade e do entorno deram todos os elementos para que as equipes localizassem e identificassem o envolvido. Além disso, as imagens serão importantes na investigação do caso para que a Polícia Civil venha a identificar os outros envolvidos”.

Em Praia Grande, todas as unidades de ensino, assim como as unidades de saúde e de assistência social dispõem do sistema, que já ajudou a prender e identificar outros envolvidos em crimes semelhantes.

Atualmente, a Cidade conta com 3.034 câmeras instaladas em vários pontos da Cidade, incluindo ruas e avenidas, viadutos, prédios públicos como escolas, unidades de saúde e sociais, além de equipamentos esportivos, orla da praia e áreas ambientais. Os equipamentos são dotados de modernos softwares como o de reconhecimento de caracteres (cerco eletrônico) e reconhecimento facial.

Já o Cicoe funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município. Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição. Todas as chamadas feitas ao 199 e 153 são atendidas nesta central e direcionadas às equipes de patrulhamento e atendimento de ocorrências.