Praia Grande mantém conceito ‘A’ no Mapa do Turismo Brasileiro

Conhecido por ser o quarto destino mais procurado do país e o segundo do Estado durante a temporada de verão, o município segue com o grau máximo de avaliação.

Praia Grande segue sendo referência turística no país. A cidade manteve o seu conceito ‘A’ no Mapa do Turismo Brasileiro em categorização feita pelo Ministério do Turismo. Conhecido por ser o quarto destino mais procurado do país e o segundo do Estado (atrás apenas da capital) durante a temporada de verão, o município segue com o grau máximo de avaliação por mais um ano.

O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, explica que a categorização ‘A’ representa uma continuidade no trabalho desenvolvido no setor turístico. “Até o início da década de 90, Praia Grande era vista como uma cidade de turismo desordenado. Em 1993, a construção do calçadão na orla da praia, pelo na época prefeito Alberto Mourão, trouxe um ponto de partida para o que vemos hoje na Cidade. O município passou a investir em um turismo de qualidade aos turistas, com ações de diversas secretarias para melhorar a infraestrutura aos que visitam o nosso município”.

Para que pudesse manter o conceito estabelecido no Mapa do Turismo Brasileiro, a categorização levou em conta o desempenho da economia no turismo, como estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens. Praia Grande cumpriu ainda critérios estabelecidos na Portaria nº 41/2021, do Ministério do Turismo.

Entre os requisitos obrigatórios estão um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos, empresas e trabalhadores registrados no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), um Conselho Municipal de Turismo ativo e assinatura de um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT).

Investimentos

Com o avanço do segmento turístico, outros setores de Praia Grande recebem novos investimentos, como hotelaria, alimentação e serviços, o que fortalece a economia local. De acordo com um levantamento feito pela SEAI no ano passado, a Cidade tem um aumento de 30% em geração de empregos no comércio e serviços na temporada de verão.

“O desenvolvimento e fomento do turismo atrai, por exemplo, o mercado imobiliário, que fomenta grandes empreendimentos e geram empregos durante o ano todo. Além disso, muitos dos turistas passam a morar na Cidade pela qualidade do serviço prestado. Hoje, na Baixada Santista, Praia Grande é a que mais recebe novos moradores por ano, com cerca de 6 mil novos habitantes”, salienta o responsável da pasta.

A Cidade segue com obras de infraestrutura por toda cidade e benfeitorias em pontos turísticos. Nos últimos anos, Praia Grande entregou, por exemplo, as revitalizações da Área de Lazer Ézio Dall’Acqua (conhecida como Portinho), Praças Duque de Caxias, Parque da Cidade, Praças Portugal, Nossa Senhora de Fátima e Doutor Roberto Andraus (onde estão as Feiras de Artesanato fixas do Município) e a construção de espaços kids na orla da praia.

Outro ponto importante é a grade de eventos ao longo de todos os meses do ano. O Estação Verão Show, Estação Verão Praia, a Vila Junina, Festejos de Iemanjá, Praia Games e Encenação da Paixão de Cristo estão entre as atrações que trazem milhares de pessoas ao município.