O Museu da Cidade fica no Palácio das Artes, em Praia Grande
Amauri Pinilha/Prefeitura de Praia Grande
O Museu da Cidade fica no Palácio das Artes, em Praia Grande



O Museu da Cidade , em Praia Grande , participa neste sábado (21) da 20ª Semana Nacional dos Museus. Com entrada gratuita , o local realizará a contação de história “Museu: o herói da história” no Hall de Entrada do PDA, por conta da montagem da nova exposição do Museu, “O Caiçara Pescando o Mar”. A apresentação acontece às 15 horas .

O contador de histórias oficial do Palácio das Artes, Myller Oliveira de Souza, mostrará em “Museu: o herói da história” que os fatos podem ser muitas vezes perdidos, alterados e ficar sem defesa perante o tempo, porém o museu pode ser um super-herói para proteger e resgatar as histórias ao longo do tempo.

Realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Semana dos Museus é uma homenagem ao Dia Internacional de Museus, celebrado nesta quarta-feira (18). Neste ano, a temática aborda “O Poder dos Museus”, que objetiva reconhecer a importância desses locais e também sua capacidade de se reinventar em momentos de crise. Consequentemente, os museus auxiliam as sociedades a reconhecerem e transformarem as suas realidades, assim como alguns eventos que comemoram datas importantes em 2022: entre elas, o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna.

Para o subsecretário de Cultura, Alan Queiroz, participar da Semana dos Museus representa fortalecer as atividades do Museu da Cidade. “Nosso Museu completa catorze anos de existência em setembro. Participarmos da Semana dos Museus faz pensarmos juntamente com outros Museus sobre os temas elaborados, o que traz experiência e visão coletiva em nossas ações, mas não se esquecendo de nos adequarmos a nossa realidade”, completou.


Museu da Cidade


Praia Grande tem 55 anos de emancipação, sendo considerada uma cidade nova em relação a diversos municípios do país. Porém, a Cidade já possui um extenso acervo de registros fotográficos, audiovisuais e artefatos que possibilitam o visitante estar conectado com a história e as evoluções realizadas ao longo desse período. Mais de 40 mil itens doados por munícipes fazem parte do Acervo do Centro de Documentação do Museu e passam a compor as exposições feitas pelo Museu de acordo com a proposta do período.

Neste momento, o Museu da Cidade está em fase de montagem da exposição “Museu: o herói da história”, com sua abertura acontecendo no dia 25 de maio, às 19 horas. A mostra faz parte da 5ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande.

O Museu da Cidade fica localizado dentro do Complexo Cultural Palácio das Artes, na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600, bairro Boqueirão. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sábado (das 14 até 17 horas durante a semana; e das 14h às 19h, no sábado).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!