A equipe fazia a fiscalização das praias, na faixa de areia.
Divulgação/ Guarda Costeira
A equipe fazia a fiscalização das praias, na faixa de areia.


Um lobo marinho, aparente sem ferimentos, foi encontrado na praia do Bairro Solemar, em Praia Grande, nesta quinta-feira (9), pelos Grupamento de Guarda Costeira da Guarda Civil Municipal (GCM). O local foi preservado pela equipe até que o animal pudesse ser devolvido ao mar, conforme os protocolos de atendimento.

De acordo com o inspetor da Guarda Costeira, Delfo Monsalvo, a equipe de fiscalização das praias percorria a faixa de areia, como faz diariamente, quando avistou o animal próximo ao mar. “Este é o primeiro lobo marinho que aparece aqui na nossa praia este ano. Parece ser um filhote, ou de idade juvenil, e não apresentava ferimentos aparentes ou algo do tipo. Provavelmente, deve estar em sua rota migratória, e esta pode ser sua primeira migração, por isso parou para descansar mesmo”.

Delfo explicou ainda que a equipe do Instituto Biopesca, que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foi acionada para prestar o atendimento de acordo com protocolos específicos, que incluem a observação no local e a condução ao habitat natural.

Além de prestar o primeiro atendimento, principalmente com a preservação do local, evitando que pessoas se aproximem e agitem o lobo marinho, a Guarda Costeira é responsável pelo fluxo de informações a respeito do aparecimento deste tipo de animal nas praias locais.

Desde 2006, o grupamento de Guarda Costeira de Praia Grande integra a Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Sudeste (Remase) e repassa as informações relativas ao encalhe e eventuais mortes de animais nas praias da Cidade. Os dados são repassados ao Instituto Chico Mendes, que coordena os trabalhos da Remase, e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

A equipe da Biopesca foi acionada para prestar o atendimento no local
Divulgação/ Guarda Costeira
A equipe da Biopesca foi acionada para prestar o atendimento no local


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!