Com uma significativa redução nos índices criminais , Praia Grande teve um dos feriados de Réveillon mais tranquilos dos últimos anos. Nesta terça-feira (05), a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) divulgou o balanço das ocorrências registradas entre os dias 31 de dezembro e 3 de janeiro de 2019/2020 e 2020/2021.

Leia também

De acordo com o levantamento, os furtos foram de 94 para 49 casos no período, o que representa uma redução de 48%; os furtos de veículos foram de 12 para 4, em uma queda de 66%; os roubos passaram de 68 para 34, representando 50% a menos; e os roubos de veículos foram de 4 para 1, o que significa uma diminuição de 75%. Não foram registrados homicídios em nenhum dos dois períodos.

Para o secretário de Assuntos de Segurança Pública da Cidade, Maurício Vieira Izumi, um dos fatores que levaram a essa diferença é o reforço da Polícia Militar na Operação Verão, iniciada no dia 22 de dezembro e que segue até o Carnaval. “Nesta temporada, recebemos um efetivo maior do que nos anos anteriores e isso reflete diretamente no planejamento operacional”.

Este planejamento ao qual o secretário se refere permitiu a realização de várias operações conjuntas e forças-tarefas, outro fator mencionado por Izumi. “As operações foram realizadas em conjunto entre as polícias Militar e Civil e a Guarda Civil Municipal (GCM). Além disso, conseguimos realizar algumas ações em ferros-velhos, onde, infelizmente ainda é comum a venda de objetos de procedência duvidosa”.

Por fim, e não menos importante, o representante da pasta de segurança citou o trabalho das equipes do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) na identificação de eventuais problemas e rápido acionamento das equipes operacionais, caso houvesse necessidade. “Embora o período do Réveillon nos tenha chamado a atenção, é importante destacar que esse decréscimo ocorreu ao longo de todo o mês de dezembro. A redução dos índices criminais na Cidade é um trabalho constante”.

É importante lembrar que Praia Grande conta com mais de 2.700 câmeras dotadas de softwares de última geração, que otimizam o trabalho realizado pelos operadores do Cicoe. Além disso, recentemente houve também investimentos em equipamentos, incluindo armamento, e viaturas da Guarda Civil Municipal.

Atualmente, a GCM conta com um efetivo de 402 integrantes entre homens e mulheres totalmente preparados para atuar no patrulhamento preventivo e ostensivo da Cidade, além de apoiar ações das polícias Militar e Civil. Além disso, foi a primeira corporação da região autorizada ao uso de arma de fogo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!