Capacitação aprimora os conhecimentos dos profissionais em relação aos níveis de afogamento
Divulgação
Capacitação aprimora os conhecimentos dos profissionais em relação aos níveis de afogamento


Com a chegada do verão, o trabalho dos guarda-vidas, socorristas, médicos e outros profissionais da Saúde, aumenta consideravelmente em Praia Grande, que é a cidade da região que mais recebe turistas.

O Sistema de Resgate do Governo do Estado de São Paulo, composto pelo Corpo de Bombeiros, Grupamento Aéreo da Polícia Militar e GRAU (Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências) realizou um treinamento com 35 médicos, enfermeiros, técnicos e condutores do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Pronto-Socorro Quietude.

Leia também 

Contribuintes de Praia Grande já podem baixar a segunda via do IPTU 2021

Com o objetivo de melhorar o tempo de resposta e a qualidade do atendimento aos afogados nas praias, o Sistema de Resgate do governo do Estado de São Paulo, composto pelo Corpo de Bombeiros, Grupamento Aéreo da Polícia Militar e GRAU (Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências), firmou uma parceria com a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, na qual, além dos guarda-vidas, uma equipe de resgate ficará nas praias da Cidade durante toda a temporada de verão.


De acordo com o diretor do GRAU Jorge Michel Ribera, “a capacitação aprimora os conhecimentos dos profissionais em relação aos níveis de afogamento que vão de 1 até 6 e os tipos de tratamentos propostos para cada nível”. O diretor explica ainda que muitos desses profissionais poderão passar esse conhecimento adiante. “Muitos são formadores de opinião, dão palestras em escolas e em outros locais e podem auxiliar a população de um modo geral. A prevenção é um fator de extrema importância, uma vez que o índice de mortalidade dos afogamentos é alto”, complementou.

A diretora Departamento de Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Camila Savazzi de Abreu, comemora a iniciativa. “Capacitações como essa ajudam na preparação da nossa equipe, deixando os profissionais mais treinados para ações rápidas e eficientes na assistência aos afogados”.

A equipe conta com dois enfermeiros e uma Unidade de Resgate Aquático que poderá transportar o afogado até um pronto-socorro. “Um enfermeiro pode realizar procedimentos que um guarda-vida não pode, isso com certeza ajuda na qualidade do atendimento inicial, principalmente dos casos mais graves”, explica o diretor do GRAU Jorge Michel Ribera.

A equipe vai usar o sistema de rádio do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para se comunicar com os médicos e Prontos-socorros da Cidade. A base fica na praia do Bairro Mirim, porém, toda a orla recebe atendimento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!