Ao longo de 2020, Praia Grande instalou 5.017 placas de sinalização viária, entre novos pontos e substituição de equipamentos antigos. Além disso, mais de 26.500 metros quadrados de pintura de solo foram implantados ao longo do ano em diversos bairros da Cidade.

Leia também

A ação, toda desenvolvida pela Secretaria de Trânsito (Setran) entre janeiro e dezembro, contou ainda com o atendimento de 702 ordens de serviço de manutenção e implantação de focos semafóricos. A ação visou na melhoria do fluxo de veículos e segurança viária a condutores e pedestres.

As atividades seguem cronograma de atendimento feito após levantamentos e estudos desenvolvidos por diversos setores da Setran, que levam em conta informações como número de acidentes registrados nos locais, quantidade de veículos que trafegam pelo trecho, características físicas da via, proximidade de unidades públicas com grande movimento de pedestres, como escolas e unidades de saúde, entre outros.

Além disso, o setor também realiza constantes vistorias de locais já com sinalizações implantadas, verificando a necessidade de remodelações, adaptações, novas implementações com tipos diferenciados de equipamentos ou substituições de itens. Atendimentos solicitados diretamente pela população através da Ouvidoria Municipal também entram no balanço, sendo executados também após análises técnicas.

Dentre as pinturas de solo mais executadas ao longo do ano, estão a criação e reparo de faixas de pedestres, faixas seccionadas, contínuas, zebradas, identificação de cruzamento viários e legendas no solo, como área escolar e de pare. Além disso, a Cidade também ganhou diversas placas de regulamentação, sinalização, advertência, indicação e educativa, todas seguindo normativas do Código de Trânsito Brasileiro.

De acordo com a Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego de Praia Grande, Michele Rezende de Mesquita, as melhorias na sinalização viária na Cidade são constantes e trazem benefícios estruturais e, principalmente, humano tendo a possibilidade de salvar vidas com a redução de acidente e suas gravidades. “Os estudos são diários sobre a necessidade de mudanças na sinalização e sempre que notamos estas necessidades, realizamos o reforço ou ampliação da sinalização, visando garantir mais segurança a todos, evitando acidentes e, especialmente, vítimas fatais”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!