Alex Sandro recebeu uma placa das mãos da prefeita Raquel Chini
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Alex Sandro recebeu uma placa das mãos da prefeita Raquel Chini


Salvar uma vida é um gesto nobre , raro e marcante. Uma experiência única e que poucos têm o prazer de vivenciar. Essa sensação especial de fazer a diferença foi algo saboreado pelo gari da PG Eco Ambiental, Alex Sandro Barros Gonçalves da Silva. Aos 37 anos, o praia-grandense passou a ser conhecido e ganhou o status de herói por ter salvado um bebê que estava engasgado. Nesta quinta-feira (15), sua atitude lhe rendeu uma justa homenagem da Prefeitura de Praia Grande , uma placa em forma de agradecimento entregue pela prefeita da Cidade, Raquel Chini.

Leia também

O salvamento ocorreu no último dia 7 de abril. O gari estava realizando o trabalho de limpeza dos detritos da feira livre na Rua Javaés, no Bairro Tupi. Um grito de socorro ecoou pela via e chamou a atenção de todos. Ninguém próximo no local conseguiu tomar coragem para se aproximar da mãe que estava com seu bebê no braço. Foi neste momento que Alex Sandro entrou em ação.

Conhecedor de técnicos de primeiros socorros, ele não pensou duas vezes correu até onde estavam as duas e iniciou o procedimento que salvou a vida da criança.

O alívio para o gari, a mãe e todos que acompanhavam a situação aterrorizante, de fato, só veio quando a bebê passou a respirar corretamente. Consciente do dever cumprido, após o salvamento Alex Sandro entregou a menina para sua mãe e voltou para as suas atividades tranquilamente como se nada tivesse acontecido. Os munícipes que estavam próximos elogiaram sua conduta e fizeram questão de parabenizá-lo.

O salvamento viralizou nas redes sociais porque uma pessoa filmou toda a cena e postou na internet. Matérias na imprensa também foram publicadas e a vida de Alex Sandro mudou. O reconhecimento ocorreu de forma imediata.

Você viu?

Em algumas situações pelas ruas, as pessoas fazem questão de cumprimentá-lo e externam a admiração e gratidão.

“Minha família está muito orgulhosa. Meus amigos de trabalho, quando souberam do salvamento, vieram falar comigo. Foi algo especial. Eu já tinha feito o mesmo procedimento com meu filho. Estava consciente e sabia como que teria que prosseguir para salvar a vida da bebê. Já sabia da técnica porque trabalhei em uma empresa onde aprendi como fazer. Agradeço a Deus por ter me colocado naquela rua naquele momento”, comentou o Alex Sandro.

O profissional da PG Eco Ambiental e que reside no Bairro Glória não sabe o nome da mãe nem o da bebê. Os três não se encontraram mais. A adrenalina do momento foi tão grande que após o salvamento ambos seguiram seus caminhos, sem terem tido a preocupação iniciarem um contato.

“O mais importante é saber que a bebê ficou bem e com saúde. Rezo para que essa criança tenha uma vida abençoada, com toda proteção e que estude para poder chegar a algum lugar”, disse o gari.

A simplicidade com que Alex Sandro trata do caso encanta a todos. Em alguns momentos aparenta que ele não conseguiu ainda dimensionar o fato de ter salvado uma vida. “Meu pai sempre me ensinou a fazer o bem para o próximo. Essa lição eu carrego comigo e passo para os meus filhos. Quando ouvi o grito de socorro daquela mãe e vi a bebê roxa sem respirar, só pensei em ajudar”, contou.


Homenagem

A emoção marcou o momento da entrega da honraria. Alex Sandro passou a colecionar um outro apelido carinhoso, este dado pela prefeita de Praia Grande: ‘anjo da guarda’. A chefe do Executivo praia-grandense parabenizou o gari inúmeras vezes pelo ato de bondade e por ter se transformado em um exemplo de amor ao próximo para toda população da Cidade.

“Nós estamos vivendo uma época em que as pessoas estão com muitos problemas por conta da pandemia e ficam mais raivosas. Quando nos deparamos com uma atitude como a do Alex Sandro percebemos que existem pessoas que se importam com o próximo. É um exemplo positivo que merece ser exaltado. Ele é uma pessoa do bem e que merece receber todas a homenagens possíveis. Quem teve ou tem um bebê em casa sabe que cada engasgada é um susto”, comentou a prefeita.

Raquel Chini aproveitou a oportunidade para agradecer e elogiar também o trabalho desenvolvido pelas equipes que atuam na varrição, limpeza de vias, coleta domiciliar, seletiva e demais serviços de manutenções no Município. “O trabalho que esses profissionais desenvolvem é fundamental para a saúde pública e o dia a dia da Cidade. Cada função tem o seu valor e a destes trabalhos é imensurável. Agradeço a cada um desses profissionais”, afirmou.

O diretor superintendente da Terracom, Luiz Menin, ressaltou ser um orgulho para empresa contar com Alex Sandro como colaborador. “Essa homenagem é motivo de alegria para todos nós. Alex, Sandro, faço questão de agradecer por todo seu comprometimento em suas atividades diárias. Sua atitude mudou a vida da mãe e da bebê, mas também de todos que estão a sua volta. Pode ter certeza disso”, declarou o dirigente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!