Praia Grande e as demais cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista cobraram novas medidas do Governo do Estado de São Paulo com relação ao envio de novos lotes de vacinas destinadas a Campanha de vacinação contra a covid-19 . O tema foi debatido entre os secretários de Saúde das cidades da Região em reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR).

Leia também

O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, participou da reunião e reforçou o posicionamento da Cidade. “O Município é o responsável pelo desenvolvimento da Campanha e a aplicação das doses. Cabe ao Governo do Estado a disponibilização, logística e o envio dos imunizantes para que as vacinas possam ser aplicadas”, disse o gestor.

Os secretários destacaram que a falta de vacina atinge até 30% do quantitativo enviado pelo Estado para cada faixa etária. “O Estado e Ministério da Saúde se baseiam em dados do censo do IBGE do ano de 2010. Durante este tempo, em Praia Grande, por exemplo, o crescimento da população superou a média nacional. Isso não está sendo levado em conta e atrapalha o bom andamento da campanha. Outra questão que está causando problemas e ocorre na Região é que pessoas com propriedade de imóveis nas cidades da Baixada, mas que, de fato, residem em outra localidade onde
tomaram a primeira dose, vem para cá tomar a segunda”, comentou o titular da Sesap.

Suckow explicou ainda que Praia Grande tem realizado contato e cobranças periódicas sobre o envio de novos lotes de doses. “O Município segue também buscando alternativas legais para poder adquirir com recursos próprios os imunizantes para acelerar ainda mais a campanha. A prefeita Raquel Chini vem trabalhando neste sentido diariamente”, explicou o titular da Sesap.

A Campanha de vacinação contra a covid-19 em Praia Grande atingiu mais uma importante marca na última semana. A Cidade já aplicou 76.959 doses em pessoas que integram os grupos prioritários que foram definidos pelo Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.

De acordo com dados da Sesap, deste total de doses já aplicadas, 47.409 correspondem a primeira dose. Já com relação a segunda dose, até o momento, foram imunizadas 27.550 pessoas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!