Objetivo é compartilhar informações georreferenciadas de crimes ambientais
Reprodução/ Site Prefeitura de Praia Grande
Objetivo é compartilhar informações georreferenciadas de crimes ambientais


O Setor de Proteção Ambiental (Sepam) da Guarda Civil Municipal de Praia Grande recebeu autorização para acessar a Rede M.A.I.S (Meio Ambiente Integrado e Seguro), programa do Ministério da Justiça e Segurança que busca o compartilhamento de informações georreferenciadas. A cidade é a primeira na Baixada Santista a integrar o sistema.

Leia também

De acordo com o inspetor da Guarda Ambiental, Fábio Rogério Marques, a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança, autorizou a concessão de acesso à Rede M.A.I.S. para a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp), estabelecendo como ponto focal o Sepam, que é formado pela Guarda Ambiental e pela Guarda Costeira.

A Polícia Federal disponibilizará ao Sepam imagens diárias e ortomosaicos mensais adquiridos pela constelação PlanetScope, composta por mais de 130 satélites. O sistema foi utilizado em grandes operações como a “Arquimedes”, no Amazonas, que resultou no bloqueio de milhões de reais de grupos criminosos.

Segundo o inspetor, o Sepam, por sua vez, encaminhará à Polícia Federal informações georreferenciadas dos crimes ambientais locais, objetivando o cruzamento de dados para fins periciais. “Essa é mais uma conquista do nosso setor, que tem implementado tecnologia na fiscalização ambiental para continuar contribuindo com a Administração Municipal na proteção do Meio Ambiente com ações preventivas focadas na legalidade e diálogo com a comunidade”.


O Sepam completou onze anos de atividades em 2020 e desenvolve importante trabalho na Cidade. Além do material humano altamente capacitado para atuar na área ambiental, a tecnologia também tem sido um forte aliado do setor, inclusive com a utilização de drones.

Denúncias sobre desmatamento de áreas ou descarte irregular de resíduos da construção civil e acionamento para resgate de animais silvestres podem ser feitas pelos telefones 199 e 153.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!