O trabalho de limpeza e manutenção de vias e áreas públicas de Praia Grande desenvolvido todos os dias pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) precisa contar diretamente com o apoio da população; uma vez que não é incomum o trabalho ser executado e, pouco tempo depois, quando as equipes retornam ao local, a população já ter voltado a descartar materiais irregularmente no trecho.

Um exemplo desta falta de cidadania é a esquina da Rua Potiguares com a Avenida Dr Roberto de Almeida Vinhas, Bairro Tupi, onde a Sesurb passou a limpar semanalmente devido à reincidência do descarte no trecho. A mais recente manutenção foi realizada na quarta-feira (16), quando foram retirados do local cerca de 10 toneladas de lixo.

Leia também

Dentre os itens encontrados comumente no trecho estão móveis e eletrodomésticos velhos, garrafas plásticas, madeiras, entre outros. Todos estes materiais, quando destinados corretamente pela população, podem ser enviados ao Ecoponto (no trecho, os moradores podem utilizar as unidades mais próximas nos Bairros Antártica, na Rua João Batista de Siqueira, s/n°; e Aviação, na Rua José Alves Maciel com Rua Jorge Hagge); ou entregues aos caminhões do projeto Rapa Treco (que retira semanalmente em frente da residência das pessoas itens inservíveis); ou separados para a coleta seletiva que atende o local três vezes por semana. Sem contar que o local também conta com coleta de lixo domiciliar também três vezes por semana.

A recolha foi feita pelas equipes da Divisão de Manutenção, chamada de Regional 2, e o diretor do setor, Rodrigo Valério de Medeiros, destacou os problemas urbanos que podem ser causados por esta ação irregular da população. “Entre os principais está o aumento da proliferação de roedores e insetos, desvalorização do entorno e obstrução da rede de drenagem, uma vez que estes materiais são carregados pela chuva para o sistema de escoamento de águas pluviais”.

Denúncias – A população também pode denunciar situações como estas, principalmente com fotos de possíveis veículos que possam ser utilizados para o transporte de materiais (imagens que possam, de alguma forma, identificar os responsáveis pela irregularidade) através do formulário online disponível no site www.ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br, ou pelo app “Ouvidoria Praia Grande”, disponível gratuitamente na Apple Store e Play Store. As denúncias podem ser anônimas.

Quem for flagrado realizando descarte irregular de lixo em espaços públicos pode sofrer sanções de acordo com o Código de Posturas Municipais (Lei 657/89), as normativas da gestão dos resíduos da construção civil (Lei 1660/2013) e leis ambientais como a de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), dependendo da situação.

Serviços – Confira cronograma completo dos serviços de limpeza realizados em Praia Grande no site da prefeitura, clicando no banner “Carta de Serviços” (http://www.praiagrande.sp.gov.br/cartaservicos/).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!