O chamado "cerco eletrônico" tem sido um dos principais fatores na redução dos índices criminais de roubo e furto de veículos em Praia Grande . Além de inibir os crimes em si, o sistema ainda é uma importante ferramenta na recuperação de veículos roubados ou furtados, muitas vezes em outras cidades e localizados em Praia Grande.
Leia também
Até abril deste ano, 34 veículos foram encontrados em algum ponto da Cidade e devolvidos aos seus proprietários graças ao moderno recurso.
Atualmente, Praia Grande conta com 164 pontos dotados de câmeras OCR (sigla para optical character recognition, reconhecimento ótico de caracteres, em português), que faz a “leitura” e identifica as placas dos veículos que trafegam pela Cidade.
Você viu?
Quando um veículo produto de furto ou roubo tem sua placa comunicada ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), que controla todo o sistema de monitoramento da Cidade, os dados são lançados no sistema e assim que o veículo passa por uma dessas câmeras de OCR um alarme é disparado no Cicoe e as viaturas são acionadas, antes mesmo que a vítima registre a ocorrência na delegacia. Agilidade e eficiência são os pontos fortes do sistema.
De acordo com levantamento feito pelo Departamento de Planejamento e Tecnologia da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp), entre janeiro e abril deste ano foram recuperados na Cidade 34 veículos produto de roubo ou furto e que foram recuperados com o auxílio do sistema, seja porque foram identificados logo que entraram ou saíram do Município ou por meio de investigação policial. Em 2020, foram 147 veículos recuperados.
Os resultados, de acordo com o secretário de Assuntos de Segurança, Maurício Vieira Izumi, podem ser vistos nas estatísticas oficiais da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP). “Nos últimos anos, os indicadores desses delitos despencaram em Praia Grande e o cerco eletrônico, ao longo dos anos, vem se mostrando um instrumento adequado para o combate ao crime de roubo e furto de veículos”.
Ele observou ainda que as câmeras, atreladas aos softwares adquiridos pela Prefeitura, são a combinação perfeita para a eficiência do parque tecnológico da Cidade, que já conta com quase 3 mil câmeras de monitoramento.