A dança cigana é apenas uma das muitas atividades oferecidas pela Academia de Saúde Maracanã a toda a população
Arquivo/Prefeitura de Praia Grande
A dança cigana é apenas uma das muitas atividades oferecidas pela Academia de Saúde Maracanã a toda a população


A pandemia provocou uma drástica mudança de rotina. Muitas pessoas tiveram que se isolar em casa por longos períodos, enquanto outras viveram meses indo apenas da casa para o trabalho e vice-versa. E isso impactou negativamente não apenas o físico, mas também o emocional de muitas pessoas.

Leia também

Abertas inscrições para guarda-vidas temporário em Praia Grande

É o caso de Patrícia Regina de Souza, 51 anos, que foi infectada pelo novo coronavírus. Mas com o suporte das amigas e da equipe da Unidade de Saúde da Família (Usafa) e da Academia da Saúde Maracanã, no Bairro Maracanã, ela conseguiu superar essa fase e retomar a vida.

“Eu já frequentava a Academia da Saúde, fazia três aulas por semana. Mas daí eu tive covid, vivi uma situação bem crítica, minha saturação caiu bastante e precisei me afastar. Mas mesmo sem frequentar, eu tive o apoio de todos, inclusive da Usafa, da Central do Covid, e graças a Deus eu não precisei ser internada. E meu sonho era voltar para a Academia, pois faz muito bem para mim”, conta.

Como sequela da covid-19, Patricia desenvolveu uma insuficiência cardíaca que a impede, no momento, de realizar atividades físicas mais intensas. Mas para participar das aulas de dança cigana oferecidas pela Academia de Saúde Maracanã ela foi liberada, para a sua alegria. “A dança está me ajudando muito, minha saturação melhorou. E meu psicológico ficou maravilhoso, pois com essa pandemia eu ia enlouquecer, era horrível ficar em casa, contava os dias para voltar. Eu digo que renasci na Academia”, afirma.

Segundo o educador físico da Academia de Saúde Maracanã, Mauricio dos Santos, a pandemia aumentou a procura de pessoas por atividades físicas e de lazer. “A gente não via a hora de poder voltar porque a demanda aumentou muito de alunos com transtornos psicológicos como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros. Esse tempo em que as pessoas ficaram em casa debilitou muito a saúde mental delas, então, a retomada das aulas e desse convívio social tem ajudado a melhorar muito a autoestima”, comenta.

A dança cigana é apenas uma das muitas atividades oferecidas pela Academia de Saúde Maracanã a toda a população. As aulas são divididas em horários e grupos específicos: hipertensos e diabéticos, pacientes com problemas articulares e obesos, ginástica para os funcionários da Usafa, caminhada, ritmos, além de jogos recreativos e oficina de teatro.

“Nas aulas de atividades físicas trabalhamos para melhorar a qualidade de vida e a performance do dia a dia. Fazemos isso com exercícios de equilíbrio, fortalecimento muscular e flexibilidade que ajudam a diminuir as dores no joelho, coluna, quadril. E, em conjunto com a equipe da Usafa, atuamos com exercícios que ajudam a reduzir índices de glicemia, de hipertensão arterial”, explica Mauricio.

Inscrição - Qualquer pessoa pode fazer atividades na Academia de Saúde Maracanã não precisa estar vinculado nesta Usafa. Para fazer a matrícula, basta procurar o educador físico com cópia do RG, do comprovante de residência e do cartão do posto. O profissional irá fazer uma avaliação do paciente para poder indicar a turma mais adequada. O paciente também pode ser indicado para a Academia pela equipe de saúde da família da Usafa. As Academias da Saúde são abertas a todas as idades. “Eu tenho turmas específicas como de hipertensos e diabéticos, mas essa turma não é fechada. Se por acaso a aluna tiver uma filha ou neta de 20, 30 anos, e ela quiser fazer a aula com a mãe ou com a avó, pode participar”, orienta Mauricio.

Reabilitação pós-covid – Para atender a demanda de pacientes com sequelas físicas ou mentais provocadas pela pandemia, a Prefeitura de Praia Grande ampliou a oferta de atendimento da rede de saúde pública. As 30 Usafas espalhadas pelo Município são a porta de entrada. O paciente é atendido pela equipe e, caso as sequelas sejam leves, ele é direcionado para uma das Academias da Saúde, que contam com diversas atividades supervisionadas por educadores físicos e voltadas para todos os públicos, não apenas os idosos.

Caso haja a necessidade de um cuidado mais especializado, o paciente é encaminhado para o CER, que oferece sessões de fisioterapia e hidroterapia. Os munícipes que apresentem transtornos psicológicos diversos, como ansiedade, depressão, entre outros, poderão ser encaminhados pelas Usafas para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que contam com médico, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, equipe de enfermagem.

Confira o endereço e as atividades das Academias da Saúde de Praia Grande:

Academia da Saúde Ocian
(Rua José Jorge, s/nº, Ocian)

Você viu?

- Alongamento, mobilidade e estabilidade articular - Caminhada
- Ginástica funcional: condicionamento físico, treinamento resistido

Academia da Saúde Santa Marina
(Rua Particular Anhanguera, Bairro Anhanguera)

- Alongamento, fortalecimento, coordenação, mobilidade E estabilidadearticular.
- Oficina de memorização
- Ginástica funcional
- Oficina de artesanato

Academia da Saúde Aloha
(Rua Walter Feliciano, s/nº, Nova Mirim)
- Yoga
- Caminhada
-Alongamento, mobilidade e estabilidade articular, treinamento funcional

Academia da Saúde Maracanã
(Rua César Rodrigues, s/nº, Maracanã)

- Alongamento, flexibilidade e mobilidade articular
- Coordenação motora
- Ginástica funcional
- Atendimento clínico
- Grupo de Hipertensos e Diabéticos (atividade física)
- Problemas Articulares e Obesos (atividade física)
- Redução de medidas (nutricionista do NASF)
- Caminhada
- Ritmos
- Dança Cigana
- Jogos Recreativos (jogos de mesa e tabuleiro)
- Teatro

Academia da Saúde Antártica
(Rua Samuel Aunweor, s/nº, Antártica)

- Alongamento, mobilidade e estabilidade articular.
- Ginástica funcional. (Condicionamento físico, treinamento resistido).
- Esportes de Rede

Academia da Saúde Melvi
(Rua Leopoldo Augusto Miguez, nº 702, Melvi)

- Auriculoterapia
- Atendimento clínico
- Jogos recreativos
- Condicionamento físico
- Funcional
- Alongamento
- Fortalecimento muscular
- Atividades de memória e raciocínio

Academia da Saúde Rio Branco (Esmeralda II)
(Rua Hugo de Carvalho Ramos, s/nº, Esmeralda)

- Atendimento clínico
-Alongamento, mobilidade e estabilidade articular
- Ginástica funcional

Academia da Saúde São Jorge
(Avenida dos Trabalhadores, n°4.242, Bairro Antártica)

- Alongamento e relaxamento
- Equilíbrio e mobilidade
- Funcional
- Fortalecimento e resistência

Academia da Saúde Samambaia
Atividades ainda estão suspensas por conta do atendimento à covid-19.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!