Praia Grande continua como uma das cidades que mais crescem no Brasil. Conforme estimativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ), o Município registrou uma população estimada em 336.454 pessoas em 2021. Isso representa um crescimento de 5.609 pessoas no último ano, o maior crescimento demográfico da Baixada Santista em números absolutos e o segundo em proporção à população total (1,67%).

Leia também

Palácio das Artes ganha iluminação em apoio ao Setembro Amarelo

O levantamento do IBGE estimou a população residente nos 5.570 municípios brasileiros e conforme os dados, a população do Brasil chegou a 213,3 milhões de habitantes. Na Baixada Santista, Praia Grande consolidou a posição alcançada na estimativa de 2020, quando foi considerada o 3º maior Município mais populoso da Região, superando Guarujá em número de habitantes.

Ainda conforme a estimativa deste ano, em números absolutos, São Vicente registrou um aumento de 2.484 novos moradores; seguido de Guarujá, com 2.227; Bertioga, com 1431; Itanhaém, com 1249; Mongaguá, com 919; Cubatão, com 895; Peruíbe, com 696; e por último, Santos, com 335 novos moradores.

Você viu?

As estimativas do IBGE são realizadas por procedimento matemático. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas. O IBGE ressaltou que os efeitos da pandemia da covid-19 não foram incorporados nesta projeção, devido à ausência de novos dados de migração, além da necessidade de consolidação dos dados de mortalidade e natalidade. Conforme a estimativa, o saldo de novos moradores é migratório, pois o crescimento vegetativo negativo que já era uma tendência, vem sendo acentuado devido a pandemia.

O último levantamento do IBGE foi realizado em 2010 e apontou que a população de Praia Grande era em torno de 262 mil habitantes. O estudo é realizado a cada 10 anos, mas devido a pandemia o Censo não foi realizado em 2020 e em 2021 teve o orçamento cortado pelo Governo Federal.

Conforme a secretária de Planejamento da Prefeitura de Praia Grande, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, as estimativas são importantes e confirmaram que Praia Grande mantém uma média de cerca de 6 mil novos moradores por ano, no entanto, esses levantamentos são feitos com base no último Censo e quanto mais longe do ano da apuração, nesse caso em 2010, mais distorcida fica a estimativa.

“Pra Grande é uma Cidade que naturalmente atrai novos moradores, a Cidade tem um histórico disso nos últimos anos e 2021 não foi diferente. É nítido, pelos serviços públicos oferecidos, que o Município cresceu acima da média e, por isso, aguardamos ansiosos a definição e a data para a realização do próximo Censo, estudo oficial e fundamental para o planejamento dos serviços municipais nos próximos anos”.

Progresso

O crescimento de Praia Grande não é só populacional. Ao longo dos últimos anos a Prefeitura tem desenvolvido uma série de ações e ampliação de serviços para garantir que o progresso acompanhe esse aumento demográfico. As melhorias na infraestrutura dos bairros, nas unidades de saúde, educação, assistência social, transportes e espaços de lazer, proporcionam qualidade de vida aos moradores, sem falar que o Município cresce de forma organizada e atrai novos empreendimentos comerciais a cada ano, o que resulta em novos postos de emprego e fortalece desenvolvimento econômico.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!