O trabalho foi realizado nos 22,5 km de calçadão, inclusive com o auxílio das vassouras elétricas
Jairo Marques/Praia Grande
O trabalho foi realizado nos 22,5 km de calçadão, inclusive com o auxílio das vassouras elétricas


A Secretaria de Serviços Urbanos de Praia Grande (Sesurb) realiza constantemente a manutenção do calçadão da orla, com limpeza completa e retirada de acúmulo de areia, e as ações são intensificadas durante períodos de ressaca marítima e de fortes ventanias. Desde o início de setembro, o trabalho foi realizado nos 22,5 km de calçadão , inclusive com o auxílio das vassouras elétricas (que retiram areias mais profundas no piso da calçada). Um repasse foi iniciado na manhã desta quarta-feira (13) e os funcionários da Sesurb estão, atualmente, realizando os serviços na altura do Bairro Canto do Forte .

Leia também

Além da manutenção na área de calçada e ciclovia, as equipes da Divisão de Manutenção da Orla, Regional 2 da Sesurb, estão realizando o nivelamento da faixa de areia na altura das muretas no período noturno, com o apoio de tratores e caminhões.

Leia Também

O trabalho está sendo realizado de forma intensiva com o uso das vassouras elétricas, o que resulta em uma manutenção até cinco vezes mais rápida que a feita com os equipamentos convencionais. As vassouras elétricas são de uso individual, mas funcionam à bateria, por isso, não é necessário grande esforço manual por parte dos funcionários. Os equipamentos são do modelo Makita DUX60 e funcionam de forma multifuncional, pois além do encaixe para escova elétrica (vassoura), ainda contam com outros acessórios para diversos serviços de manutenção urbana, como corte de mato. Os itens contam com velocidade variada e são resistentes à água.

Além disso, o nivelamento da faixa de areia, que evita que o material acabe ocupando trechos da calçada na altura das muretas, é essencialmente realizado no período noturno pela necessidade de utilização de equipamentos mais pesados. “É uma ação realizada constantemente e que complementa a limpeza e manutenção geral executada pela equipe. Como utilizamos caminhões e tratores, os trabalhos são comumente realizados quando não temos mais banhistas no trecho”, explicou o diretor da Divisão de Manutenção da Orla, Rodrigo Medeiros.

A limpeza do calçadão é realizada todos os dias pela Sesurb e inclui também recolha de lixo, limpeza da avenida e retirada de resíduos das lixeiras. A ação complementa a manutenção diária da faixa de areia, também realizada pelas equipes, com auxílio de caminhões e maquinário específico, com limpeza no período diurno e noturno.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!