
Após ficar conhecida nas redes sociais quando clientes postaram fotos e vídeos de seu trabalho, uma jovem empreendedora cadeirante ganhou uma scooter motorizada do Fundo Social de Praia Grande . Ela vende doces na porta de estabelecimentos comerciais da cidade.
Lívia Mendes Costa, de 24 anos, é cadeirante há cerca de 7 anos, depois de um problema de saúde. Ela veio de Guarulhos para Praia
Grande logo que começou a pandemia, pois aqui tinha mais facilidade para se locomover com sua cadeira de rodas. Apesar de ter um benefício do Governo Federal, o valor não é suficiente para pagar os custos de aluguel e manutenção das contas da casa.
Sem familiares morando por perto, Lívia mora com a filha de 4 anos, no bairro Esmeralda e todos os dias produz seus brigadeiros que leva para vender. Sua história foi publicada em redes sociais há alguns meses e muitas pessoas a procuraram para ajudar. “Teve gente que queria doar alimentos, cesta, dinheiro e não aceitei. Quero ficar conhecida pelo meu trabalho, não como a cadeirante coitada. Gosto de fazer doces e trabalhar com o público, não quero explorar ninguém”.
Leia Também
Motorizada
A cadeira de rodas que Lívia usava estava com defeito. De tempos em tempos, uma das rodas escapava. Com a nova cadeira, no modelo scooter motorizada, a jovem pode se deslocar melhor e com menos esforço. Lívia chorou ao sentar em seu novo equipamento. “Eu não sei o que falar, só tenho a agradecer a todos que me ajudaram”. Quem quiser saber mais sobre a jovem pode entrar em contato por meio do perfil no instagram (@doce.vitoria_).
A cadeira nova foi uma doação realizada por um morador que trabalha com ações sociais. José Freire Agrela explicou que ganhou a cadeira de uma entidade e resolveu repassá-la ao Fundo Social para que entregasse a quem precisa.
De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, qualquer pessoa que quiser, pode ajudar doando cadeiras de rodas ao Fundo Social. “Temos uma grande demanda de pedidos de empréstimo. Pessoas que se acidentaram ou estão acometidas de doença. As cadeiras podem ser novas ou usadas, em bom estado. Sempre temos a quem repassar”.
O endereço do Fundo é Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5001.