O sistema de drenagem municipal, em Praia Grande , passa por constantes manutenções, visando a melhoria no escoamento de água pluvial e a ação é intensificada no verão, devido aos períodos de fortes chuvas comuns nesta estação. Porém, a colaboração da população é fundamental para o bom funcionamento do sistema. No Bairro Guilhermina foram encontradas 396 garrafas pet dentro de apenas dois bueiros localizados nos arredores da Praça Tufi Nami. As equipes realizaram a limpeza e desobstrução dos locais na tarde da última terça-feira (11).

De acordo com a Sesurb, os materiais, muito provavelmente, foram descartados irregularmente pela população nas ruas e demais áreas públicas e foram carregados pela chuva para os bueiros e galerias de drenagem. Os itens, somados a demais itens encontrados nos locais, como plásticos e lixo doméstico, formam barreiras que impedem o escoamento do líquido, resultando em acúmulo de água e alagamentos.

As manutenções, no geral, contam com limpeza de todo sistema. Entre os serviços estão limpeza das laterais da rede de forma manual; corte de matos que podem estar impedindo o fluxo do líquido no local; retirada de areia e lixo no lado interno dos bueiros; desobstrução da tubulação com o caminhão vácuo, que suga resíduos a metros de distância; limpeza com o hidrojato, que lança água na tubulação do sistema de drenagem; entre outros.

Além do Bairro Guilhermina, o Antártica e Vila Sônia estão atualmente recebendo melhorias no sistema, com limpeza de bueiros, galerias e tubulações. Além disso, a Sesurb tem também outras equipes voltadas na manutenção dos mais de 30 canais de drenagem da Cidade, que auxiliam diretamente no bom funcionamento do sistema.

Sobre o descarte irregular de lixo em áreas públicas prejudicar o escoamento da chuva na Cidade, o diretor do Departamento de Resíduos da Sesurb, Sidinei Barbosa da Penha, explicou que tarefas simples da população colaboram muito na manutenção. "Todos precisam se conscientizar que o lixo jogado em locais proibidos podem voltar para eles mesmos, através de proliferação de insetos, locais com aspecto sujo ou alagamentos. A Prefeitura faz a sua parte, mas conta com o apoio de todos”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!