
A prefeitura de Praia Grande ainda não cravou a data em que o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 vai iniciar na cidade, pois aguarda a definição do envio das doses pelo Governo Federal . A administração municipal afirma que a cidade está preparada para início imediato da campanha de imunização.
Leia também
- Universidades e escolas técnicas firmam parceria para vacinação contra Covid-19
- Saúde pede entrega imediata das 6 milhões de doses da CoronaVac de SP
De acordo com informações da prefeitura, a cidade já tem os insumos necessários para a vacinação e está preparada para receber as doses e aplicá-las de acordo com o cronograma determinado pelo Plano Nacional. De acordo com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello, a previsão é que a vacinação no Brasil comece na próxima quarta-feira (20)
caso a Anvisa faça a liberação até domingo (17).
A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, que participou do encontro virtual com o ministro da saúde, afirma que a cidade está pronta para iniciar a imunização. “Já temos definições importantes e estamos preparados para aplicar as doses. Aguardamos a definição da data que serão enviadas aos Estados e aos municípios, a logística e quantidade”.
A vacinação da população não ocorrerá nas Unidade de Saúde da Família (Usafas) para não atrapalhar o atendimento de rotina das unidades, mas terão polos de vacinação distribuídos de acordo com a geografia da cidade, contemplando todas as regiões. Assim que a confirmação do Governo Federal foi sinalizada, a administração municipal vai anunciar onde serão os polos de vacinação.
No primeiro grupo estão os profissionais de saúde, quilombolas e indígenas. A cada semana um grupo de idosos será acrescentado a ação: acima de 75 anos, depois acima de 70, acima de 65 e, finalmente acima de 60. A previsão de aplicação da 2ª dose é em fevereiro, respeitando o intervalo de 21 dias.
Os acamados que têm cadastro nas Unidades de Saúde serão vacinados em casa, e os que não têm, um responsável deve fazer o cadastro na unidade mais próxima de sua casa. As instituições que acolhem idosos também receberão a vacina no local.
O secretário municipal de Saúde Pública Cleber Suckow Nogueira explicou que a cidade já se prepara há dias para receber as doses. “Estamos trabalhando de forma integrada para que a população seja atendida da melhor forma possível. Praia Grande já se programou para sua execução”.
Parcerias e contratações

Uma parceria com as universidades e escolas técnicas que possuem cursos na área de saúde foi firmada na cidade para aumentar o efetivo de profissionais durante a campanha de vacinação. Já se colocaram à disposição e a expectativa é que em torno de 200 alunos possam fazer parte da ação. A Administração Municipal também fará contratação temporária de profissionais do setor, mas não divulgou os números e nem quando será o chamamento público.
O Plano de Vacinação integra as secretarias municipais de Saúde, Educação, Trânsito, Procuradoria Geral.