Uma das metas da parceria é tornar os professores fluentes digitais
Divulgação
Uma das metas da parceria é tornar os professores fluentes digitais


A Secretaria de Educação ( Seduc ) de Praia Grande firmou uma importante parceria com o Google for Education , conjunto de soluções colaborativas online com o objetivo de ajudar alunos e professores a promoverem um ensino mais dinâmico e completo. 

Leia também

Com a parceria, diversos aplicativos do Google são oferecidos como apoio para as aulas, como o Google Classroom (Sala de Aula), Formulários, Agenda, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, entre outros. Dessa forma, os usuários têm em mãos mais recursos para gestão, comunicação e organização das aulas, beneficiando tanto os professores como os próprios alunos.

As metas da parceria são tornar os professores fluentes digitais, integrar recursos tecnológicos na sala de aula, promover mais desafios e projetos, e oportunizar a cada estudante a construção de um futuro mais promissor.

Como parte do projeto, 1800 chromebooks – pequenos laptops personalizados para a educação e voltados para o uso dentro e fora da sala de aula – serão entregues para a equipe técnica da Seduc e 2.660 para as escolas, que serão utilizados tanto pelos professores como pelos alunos. Ao todo, 38 unidades escolares receberão os aparelhos.

Leia Também

Para os professores, a iniciativa vai dinamizar os trabalhos e facilitar o processo de ensino. Eles poderão utilizar os chromebooks para acessar os aplicativos do Google a fim de aprimorar a elaboração das aulas, a digitalização das tarefas, gerenciamento de provas e trabalhos, elaboração de aulas multimídia e melhorar o acompanhamento das produções dos alunos.

Também será muito útil neste momento em que, apesar da retomada de 100% da capacidade das aulas presenciais, ainda existem crianças cujos pais optaram por permanecerem de maneira remota. É uma forma de atender os alunos de forma igualitária, dentro e fora da escola, e
ninguém ficar sem conexão.

Para tornar o projeto, realmente útil na prática para professores e alunos, a Prefeitura também disponibilizará conectividade mensal de até 20 GB através de um chip de dados de internet para viabilizar o uso dos chromebooks. Dessa forma, uma rede de apoio será formada para melhorar ainda mais o dia a dia da educação.

“A internet é fundamental nos dias de hoje e já não conseguimos mais viver sem ela. O Município, tendo essa visão 360º de integrar a tecnologia de forma assertiva, tem realizado um trabalho incrível junto aos alunos e professores. Essa tecnologia é fundamental nas aulas presenciais, já que a educação não se limita aos muros da escola; o professor vai poder inserir o mundo lá fora dentro da realidade escolar”, disse Jucineia Oliveira, coach and trainer do Google for Education.

Os professores e assistentes técnico-pedagógicos (ATP) da rede municipal já estão participando de um treinamento proporcionado pela Google para conhecer e aprender a mexer nas soluções do Google for Education.

Para a secretária de Educação, Cida Cubilia, esse avanço é necessário e significa a realização de um sonho para o Município. “Vivemos em um mundo que está correndo a passos largos e a tecnologia faz parte da nossa realidade. Com essa parceria, vamos promover formação continuada e tecnológica para a equipe técnica e professores da nossa rede, ter acesso às tecnologias do Google em nossa Cidade e entregar ferramentas que acompanham toda essa evolução. É um sonho que se torna realidade”, afirmou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!